Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto tem espaço entre linhas 1,5 cm; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento na forma de anexos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF com até 2MB.
  • O texto e o arquivo não possuem nenhuma informação que permita identificar os seus autores, garantindo a blind review.
  • O texto está em conformidade com as normas técnicas da ABNT atualizadas e em suas referências constam apenas as obras citadas no corpo do texto e não ultrapassa ao número de cinquenta.
  • Em caso de revisões solicitadas pelos pareceristas, comprometo-me a providenciá-las dentro do prazo estabelecido pela revista. Sendo o artigo aceito, comprometo-me a providenciar a revisão de Português com profissional habilitado, enviando à revista declaração formal do revisor sobre o trabalho realizado.

Diretrizes para Autores

Para respeitar o sistema de avaliação às cegas, autores devem apagar no texto e nas propriedades do arquivo word.doc, toda e qualquer informação de identificação do(s) mesmos, não devendo aparecer no documento (word) submetido à Revista Psicologia e Transdisciplinaridade, referências que permitam a identificação da autoria. O(s) nome(s) do(as) autores (as) por extenso, filiação acadêmica, país, e-mail e nº do ORCID, deverão ser inseridos no cadastro de Usuários, ou alterando os dados do perfil de usuário no sistema.

O processo de avaliação iniciará após o encaminhamento do original obedecer à Política de Seções da Revista e as recomendações descritas abaixo. No caso do não atendimento das normas, o manuscrito será devolvido para adequação.

As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios na resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, devendo constar no manuscrito os aspectos éticos envolvidos no trabalho e o número de registro em Comitê de Ética.

A Revista Psicologia e Transdisciplinaridade reserva-se no direito de não publicar trabalhos envolvendo seres humanos não aprovados em Comitê de Ética.

Todo e qualquer encaminhamento de manuscrito à revista deve ser acompanhado por (1) Declaração de Responsabilidade e a (2) Transferência de Direitos Autorais, marcados pelos(as) autores(as) durante o processo de submissão.

Os trabalhos submetidos deverão estar rigorosamente revisados, conforme as regras gramaticais vigentes e seguindo as normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição os trabalhos podem ser adequados ao formato editorial do periódico. Para elaboração dos manuscritos os autores deverão seguir as seguintes normas ABNT: NBR 6022/2018 - artigos em publicações periódicas; NBR 6028/2003 - apresentação dos resumos; NBR 10520/2002 - citações em documentos; NBR 6023/2018 - elaboração das referências; NBR 14724/2011 para os aspectos gráficos e das Normas do IBGE para tabelas.

Margens: Os manuscritos devem ter 2,5 cm de margens – superior, inferior, direita e esquerda.  

As citações devem seguir o sistema de chamada autor-data, com aspas duplas no início e no fim, fonte Times New Roman, tamanho 12; já as citações com mais de três (3) linhas devem ganhar um recuo de margem, conforme as normas da ABNT; fonte Times New Roman, tamanho 10; espaçamento simples.

Resumo, palavras-chave e corpo do manuscrito devem seguir alinhamento justificado e as referências seguir alinhamento à esquerda.

As notas de rodapé são destinadas a explicações complementares; não devem ultrapassar cinco (5) linhas e não ser utilizadas para citação de referências bibliográficas.

Tabelas, gráficos, figuras, ilustrações: deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas sequencialmente e com a devida indicação de fonte e/ou autoria.

A primeira vez que siglas ou abreviaturas forem mencionadas indicar sua equivalência por extenso. Não utilizar siglas e abreviaturas no resumo ou no título do artigo.

Não utilizar as expressões: Idem; Ibidem; Op. cit.; Cf. Evitar utilizar Apud - Para referenciar um autor, cuja obra o pesquisador NÃO teve acesso.

 

Envio do manuscrito

As contribuições deverão ter no mínimo um (1) dos autores e/ou coautores com titulação mínima de mestre;

Os manuscritos poderão possuir o máximo de quatro (4) autores;

O manuscrito deve ser remetido à revista por seu autor (ou por um dos autores) exclusivamente pelo sistema de submissão eletrônica, no ícone “SUBMISSÃO”.

O arquivo do manuscrito deve ser encaminhado em formato “doc”;

O(s) autor(es) que publicar(em) um artigo na revista deverá/deverão aguardar o prazo de um (1) ano para o envio de novos manuscritos para avaliação, exceto quando convidados pelos editores da Revista Psicologia e Transdisciplinaridade.

O texto submetido não deve estar sob processo de avaliação em outro periódico. Tal condição deverá ser mantida durante todo o processo de envio, aguardo e resposta final por parte da Revista Psicologia e Transdisciplinaridade.

Todos os autores devem incluir, obrigatoriamente, o ORCID no ato de encaminhamento do manuscrito. A Revista Psicologia e Transdisciplinaridade não iniciará o processo de avaliação do manuscrito que não constar o nº do ORCID de todos os autores.

Em caso de verificação de ocorrência de plágio do manuscrito enviado, seus autores serão notificados.

 

Tipos de manuscritos aceitos

Artigos livres: trabalhos resultantes de pesquisas teóricas ou empíricas que se refiram à Psicologia e/ou com conteúdo de outras áreas do conhecimento que contribuam com a Psicologia. Devem possuir entre 15 e 20 laudas, não ultrapassar 50 referências.

Artigos temáticos (apenas para números temáticos): trabalhos resultantes de pesquisas teóricas ou empíricas que se refiram diretamente à temática proposta em chamada de número temático a ser publicado pela Revista Psicologia e Transdisciplinaridade. Devem possuir entre 15 e 20 laudas, não ultrapassar 50 referências.

Relatos de pesquisas (seção específica para mestrandos, mestres, doutorandos e doutores): manuscrito que apresente resultados de pesquisa concluída ou em andamento e que tenha sido realizada nos últimos cinco (5) anos. Devem possuir entre dez (10) e15 laudas, não ultrapassar 35 referências.

Pesquisas ensino e extensão (seção voltada para acadêmicos): se destina a publicar trabalhos de ensino, pesquisa (com ênfase para a iniciação científica) e extensão. Devem possuir entre sete (07) a dez (10) laudas e não ultrapassar 25 referências.

Entrevistas: Relatos de entrevistas realizada com pesquisadores Nacionais e Internacionais de grande relevância científica para a área da Psicologia. A avaliação é realizada pelo Conselho Editorial. Devem possuir entre cinco (05) a oito (08) laudas e não ultrapassar dez (10) referências.

Histórias e fazeres Psi na região do bolsão: manuscrito com contribuições referentes à história da Psicologia e dos fazeres dos Psicólogos e das Psicólogas na região do Bolsão sul-mato-grossense. Devem possuir entre cinco (05) a oito (08) laudas e não ultrapassar dez (10) referências.

Resenhas: reflexão crítica sobre obras de um campo Psicologia ou de interface com ela. As obras resenhadas devem ser publicadas no máximo há cinco anos e seu tema deve ter importância reconhecida. Devem possuir entre três (03) a seis (06) laudas e não ultrapassar  dez (10) referências.

 

Estrutura de apresentação dos artigos

Elementos pré-textuais: devem constar na página de abertura (folha de rosto) do manuscrito.

Título e subtítulo: O título e subtítulo (se houver), separados por dois-pontos. Com no máximo 15 palavras, devendo expressar, de forma clara, o conteúdo do manuscrito. Redigidos em corpo 14, Times New Roman, negrito e centralizado em português e em duas (2) outras línguas estrangeiras (inglês, francês ou espanhol), espaçamento simples entre linhas. Cada título deve ser separado por dois (2) espaços entre linhas.

Resumo: em português e em duas (2) outras línguas estrangeiras (inglês, francês ou espanhol), espaçamento entre linhas, contendo entre 100 e 150 palavras, com o tema, o(s) objetivo(s) do manuscrito, a orientação teórica, a metodologia, os resultados e a conclusão. Cada título deve ser separado por dois (2) espaços entre linhas.

 Palavras-chave: Após cada resumo indicar de três (3) a cinco (5) palavras-chave, separadas entre si por ponto, em português e em duas (2) outras línguas estrangeiras (inglês, francês ou espanhol).

 

Elementos textuais dos manuscritos: devem iniciar na segunda página do manuscrito

Estrutura: O manuscrito deve ser apresentado no formato Word espaçamento 1,5 cm entre linhas. Times New Roman, tamanho 12. O texto deve ter obrigatoriamente as seguintes partes estruturais (incluindo referências, tabelas e figuras, se aplicável).

Introdução: parte inicial do manuscrito onde consta a delimitação do tema tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos úteis ao entendimento do manuscrito.

Desenvolvimento: deve conter exposição pormenorizada e ordenada do assunto abordado. As seções e subseções podem ser usadas para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos. Nos artigos de pesquisa devem conter, preferencialmente, as seguintes divisões: referencial teórico, método (identificar subseções: participantes, instrumentos ou materiais e procedimentos), resultados. Não numerar a introdução e as considerações finais.

Considerações finais/conclusão: Parte final do manuscrito, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes ao tema abordado.

Agradecimentos e/ou indicação das contribuições individuais dos autores: devem ser mencionados ao final do manuscrito de forma sintética.

 

Referências bibliográficas: devem estar em acordo com a norma da ABNT NBR 6023/2018. O manuscrito deve conter com no mínimo vinte por cento (20%) de obras publicadas nos últimos cinco (5) anos.

 

Exemplos de referências

 

  1. a) GAGNEBIN, J. M. Lembrar, escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.

 

  1. b) FERREIRA, R. F. Educação, inclusão e política educacional: notas brasileiras. In: RODRIGUES, D. (Org.). Educação e inclusão: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 85-113.

 

  1. c) BARRENTO, J. Walter Benjamin: limiar, fronteira e método. Olho d´água, São José do Rio Preto, v. 4, n. 2: 41-51, Jul. – Dez./2012.

 

  1. d) MEDEIROS, N. M.; MOURAO, L. C. C. B.; MIRANDA, L. L. Entre a igualdade e a diferença nos discursos do projeto saúde e prevenção nas escolas. Soc., Belo Horizonte, v. 32, e173553, 2020. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2020v32173553. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822020000100204&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jul. 2020.

 

Sobre a política de avaliação da revista

 

Processo de avaliação por pares: a análise do manuscrito tem início após o preenchimento correto dos campos requeridos na plataforma. Se não atendidas as diretrizes o texto será devolvido e na segunda vez arquivado. Se a submissão estiver incompleta a mesma não será considerada.

Os textos podem ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês, mas a revista pode exigir a sua tradução.

 

Fases da avaliação

O processo de avaliação dos manuscritos submetidos à Revista Psicologia e Transdisciplinaridade seguirá cinco (5) fases: Triagem, Avaliação cega, Revisão, Edição e Publicação.

Triagem: inicia com a submissão do manuscrito pelos(as) autores(as). A revista faz a verificação inicial para conferir se o manuscrito segue as diretrizes da revista e atende às normas. Em caso negativo o mesmo é devolvido aos autores solicitando-se a respectiva adequação.

Avaliação cega: o manuscrito passa para a avaliação cega, que pode ser simples ou double view. Em caso de indecisão ou empate dos pareceres, o artigo é enviado para um terceiro avaliador para dar o seu parecer. O resultado é comunicado aos autores e, em caso da necessidade de correções no artigo, é estabelecido um prazo para que os autores adequem o manuscrito.

A avaliação cega é feita de acordo com as seguintes diretrizes: Adequação do título ao conteúdo do texto; Relevância, desenvolvimento coerente do texto e criatividade das formulações; Estrutura, qualidade do conteúdo escrito e adequação do aporte teórico; Linguagem: ortografia, concordância, referências, coerência e coesão e Comentários adicionais que o avaliador achar pertinentes.

Terminada a avaliação os seguintes pareceres podem ser dados: Aprovado; Aprovado com restrições, ou correções obrigatórias e rejeitado. 

Revisão: esta fase ocorre quando o artigo já foi aceito e necessita de adequações que podem ser da estrutura, do texto, do conteúdo, ou outros aspectos sugeridos pelos avaliadores ou pelos revisores de texto.

Edição: fase final de preparação do texto pela equipe de edição para publicação no número ou fascículo da revista em que foi inserido o manuscrito.

Publicação: última fase em que o texto é finalmente disponibilizado publicamente no site da revista.

 

Observações:

A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

Os trabalhos, mesmo que não aceitos para publicação, não serão devolvidos.

Os artigos originais enviados deverão estar definitivamente revistos e adequados às novas regras ortográficas da língua portuguesa.

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

Os trabalhos refletem as opiniões de seus autores, que são inteiramente responsáveis por elas. Os artigos não refletem as ideias da Revista e do Conselho Editorial.

Artigos livres

Política padrão de seção

Psicologia, educação e vulnerabilidades

Serão aceitos trabalhos que discutam as diferentes formas de vulnerabilidades na atualidade. O avanço das políticas neoliberais acrescentado aos recentes ataques à democracia tem afetado diretamente diversos grupos historicamente marginalizados e produzido novos modos de sofrimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.