Problematizações e potência produtiva do inconsciente: o marco da concepção de esquizofrenia em O Anti-Édipo

Autores

Palavras-chave:

Inconsciente. Esquizofrenia. O Anti-Édipo.

Resumo

Esse artigo aborda como a problematização que funda o inconsciente se transfigura na obra de Deleuze e Guattari, O Anti-Édipo, sendo apresentada enquanto potência produtiva que se manifesta no processo esquizofrênico. Trata-se não de um elogio à esquizofrenia em sua forma clínica, mas de uma contraposição que visa demonstrar o motivo de a representação do complexo de Édipo ser tida pelos autores como a de um inconsciente teatral, produzido pela psicanálise. Ao enfatizar uma potência produtiva do inconsciente nesse local de quebra, em que a estrutura carece de articulação, busca-se oferecer instrumentos para se pensar como e por qual motivo as formas de produção do esquizofrênico podem, para os autores, ser adotadas como paradigma da produção desejante, bem como o porquê de, após o advento do capitalismo, processos de produção dessa natureza existirem quase sempre sem deixar de se inscreverem em aparatos institucionais de violência da vida social.

Biografia do Autor

Mariana Cavichioli Gomes Almeida, Universidade São Paulo (USP)

Psicanalista. Mestranda em Filosofia na Universidade de São Paulo. Mestre em Direito. Bacharel em Direito e em Filosofia; e-mail:             mariana.c.almeida@uol.com.br

Referências

AULAGNIER, Piera. Observações sobre a estrutura psicótica. IN: KATZ, Chaim. Psicose: uma leitura psicanalítica. São. Paulo: Escuta, 1991, p. 51-74.

DELEUZE, Gilles. Em que se pode reconhecer o estruturalismo?. In. DELEUZE, Gilles. A Ilha Deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006, página inicial e final do capítulo.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, 2010.

KATZ, Chaim. Introdução. IN: KATZ, Chaim. Psicose: uma leitura psicanalítica. São. Paulo: Escuta, 1991, p. 9-16.

LECLAIRE, Serge. Em busca dos princípios para uma psicoterapia das psicoses. IN: KATZ, Chaim. Psicose: uma leitura psicanalítica. São. Paulo: Escuta, 1991, p. 75-124.

SAFATLE, Vladimir. Para entender Lacan. Coleção Folha Explica. São Paulo: Publifolha, 2009.

Downloads

Publicado

19-11-2022

Como Citar

CAVICHIOLI GOMES ALMEIDA, M. Problematizações e potência produtiva do inconsciente: o marco da concepção de esquizofrenia em O Anti-Édipo. Revista Psicologia e Transdisciplinaridade, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 08–23, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.aprb.org/index.php/rpt/article/view/18. Acesso em: 2 maio. 2024.